1. Comece o quanto antes
"Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje". Provavelmente você já ouviu esse ditado, não é mesmo? Saiba que ele também vale para a organização da sua vida financeira.
Você já tem o hábito de estabelecer metas financeiras? Ainda não? Quanto antes começar, melhor é para o seu bolso.
2. Aproveite o início do ano para se organizar
A virada do ano é o momento perfeito para isso! Aproveite o embalo do réveillon para refletir sobre o ano que passou e estabelecer metas financeiras para 2023.
Analise quais são as prioridades para o seu ano e elabore metas de curto, médio e longo prazo.
3. Faça um planejamento financeiro
Planejamento financeiro é uma ferramenta que permite que você tenha controle sobre o seu dinheiro, monitorando seus gastos e receitas.
4. Quite dívidas
Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, com contas em aberto, e mais de 30% estão com contas atrasadas, segundo a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic).
É o seu caso? Pois saiba que, antes de estabelecer qualquer outro objetivo, você deve priorizar a meta financeira de quitar dívidas.
5. Faça uma reserva de emergência
Outro ponto muito importante: antes de definir metas financeiras para a realização de sonhos, é crucial que você tenha uma reserva de emergência.
De forma geral, os especialistas recomendam que você guarde um valor equivalente a pelo menos 6 meses de gastos essenciais com moradia, alimentação, transporte e etc.
6. Fragmente grandes metas em metas menores
Neste tópico, temos uma dica de ouro para você: fragmente as suas metas de médio e longo prazo em metas menores.
Por exemplo: Tendo uma meta financeira de economizar cerca de R$ 650 por mês, você consegue somar R$ 50 mil em cinco anos, considerando que você invista as economias em algum título que renda pelo menos a taxa Selic.
É possível estabelecer metas menores ainda, como corte de gastos por mês e busca por mais renda.
7. Corte gastos e tenha controle sobre eles
Você definiu suas metas financeiras para 2023, criou um planejamento financeiro e mesmo assim percebeu que o orçamento está curto?
É hora de identificar gastos que podem ser cortados ou reduzidos. Não pedir delivery em dias de semana, cancelar serviços de streaming que você quase não utiliza, evitar ir de carro para o trabalho todos os dias e etc.
8. Aumente a sua renda
Mesmo cortando despesas você não consegue cumprir as suas metas financeiras?
Uma possibilidade é buscar maneiras de aumentar a sua renda. A primeira forma é procurar por oportunidades melhores ou tentar um aumento salarial.
Você pode buscar vagas em sites especializados, em redes sociais, como o Linkedin, e também por meio de indicações.
A segunda forma é procurar por alguma renda extra. De acordo com uma pesquisa da Acordo Certo, mais de um terço dos brasileiros realizam alguma atividade para levantar uma grana extra mensalmente.
9. Invista o dinheiro guardado
Independentemente da meta ser de curto, médio ou longo prazo, provavelmente o seu objetivo é juntar alguma quantidade de dinheiro, né?
Guardar dinheiro debaixo do colchão? Nem pensar! Você precisa encontrar opções em que o seu dinheiro rende enquanto fica guardado.
10. Acompanhe o andamento das suas metas
Para garantir que as metas sejam cumpridas, monitore o progresso de cada uma constantemente.
Inclusive, essa é uma das principais vantagens de criar metas financeiras: a chance de mensurar se elas estão sendo alcançadas ou não.
É muito importante ter disciplina tanto para colocar as metas em prática quanto para monitorar o andamento delas. Tenha foco e não desanime!
11. Reavalie suas metas se preciso
Imprevistos acontecem, ou simplesmente as coisas podem não ocorrer conforme o esperado, na prática.
Se você perceber algum desalinhamento e notar que alguma meta está muito distante de ser cumprida, é possível fazer alterações. Seja aumentar o prazo para cumprimento ou até mesmo diminuir o valor desejado. O mesmo vale para casos em que o andamento está acima do esperado. Nessas situações, você pode traçar novas metas mais ambiciosas.
12. Aprenda mais sobre finanças pessoais
Com organização, planejamento, metas e persistência você consegue assumir as rédeas da sua vida financeira.
Quanto mais você aprende sobre finanças, mais fácil se torna gerenciar o seu próprio dinheiro.
✅Você sabia disso? Conta para mim, nos comentários! ✨
🔷Corretora Dorilene Barros
📱☎️ (79) 9 9916-0231
💻 www.imoveisdoris.com.br
🏡 Seu sonho tem endereço, comigo você terá ajuda para encontrar!